Os avanços tecnológicos causam a exclusão, por isso, o debate entre governo e trabalhadores é tão importante.
Foto: Divulgação: CTB
A diretoria do STMC, participou do Seminário Nanotecnologia e a Indústria 4.0 e seus Reflexos na Saúde e na Segurança do Trabalho. O evento aconteceu no dia 24 de maio, na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em São Paulo. Os palestrantes foram Arline Arcuri e Jorge Marques, da Fundacentro, Ministério do Trabalho.
Segundo a Secretária de Saúde da CTB, Elgiane Lago, o seminário teve o objetivo de debater sobre como a tecnologia da nanotecnologia pode contribuir com a saúde do trabalhador/a.
“Precisamos entender todos os seus mecanismos e em que essa transformação pode influenciar no mercado de trabalho e na vida das pessoas", disse Elgiane.
Durante a abertura do evento, o presidente da CTB, Adilson Araújo, disse que os avanços tecnológicos também causam a exclusão, por isso, o debate entre governo e trabalhadores é tão importante.
“O movimento sindical está enfrentando essa conjuntura adversa e no chão de fábrica vendo a exclusão que a classe trabalhadora sofre com os avanços das novas tecnologias, por isso, precisamos entender esse movimento e encontrar saídas que beneficiem a vida de quem trabalha”, disse Araújo.
O que é nanotecnologia
Nanotecnologia é o entendimento e controle da matéria em nanoescala, em escala atômica e molecular. A medida pelo nanômetro corresponde a 1 milionésimo de milímetro. A Nanotecnologia é usada para desenvolver materiais e componentes para diversas áreas de pesquisas como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais.
O que é Indústria 4.0
O conceito de Indústria 4.0 é recentemente e engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. O objetivo é tornar os processos de produção cada vez mais autônomos, customizáveis e eficientes.
Fonte: CTB