Neste dia 24 de janeiro, quando é comemorado o Dia Nacional do Aposentado, nosso Sindicato destaca a importância dos ex-servidores para o serviço público municipal
Antes da década de 1920, não havia Previdência Social no país e quem encerrava o ciclo no mercado de trabalho não recebia nada como paga pelos anos de dedicação. O primeiro passo para garantir uma renda aos aposentados veio com a Lei Eloy Chaves, que foi aprovada em 24 de janeiro de 1923. Pela proposta, foi estabelecida a criação de Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) para os trabalhadores das empresas ferroviária.
De lá para cá, a classe trabalhadora sempre teve que lutar muito para defender as aposentadorias e pensões. Um órgão nacional de previdência foi criado apenas em 1966 com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que depois virou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surgindo da fusão do INPS e do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
Em Campinas, foi criado, em janeiro de 1965, o Instituto de Previdência dos Municipiários de Campinas (IPMC). No ano de 1995, o IPMC foi extinto na gestão do ex-prefeito Magalhães Teixeira, medida que gerou prejuízos aos trabalhadores. Os recursos do Instituto passaram a ser geridos pela Administração Municipal. Apenas em 2004, após muita luta dos servidores, foi criado o Camprev (Instituto de Previdência Social do Município de Campinas).
O STMC tem um trabalho firme e seguro na defesa dos nossos aposentados e pensionistas. Fomos o primeiro Sindicato no Brasil que conseguiu o AUXÍLIO-NUTRICIONAL para os aposentados, aposentadas e pensionistas (que recebem até três pisos salariais da Prefeitura de Campinas). Também somos pioneiros no país na criação de uma CASA DOS APOSENTADOS com atendimento e uma programação de atividades focadas exclusivamente nos ex-servidores.
Mantemos o nosso COMPROMISSO de servir e lutar pelos aposentados, aposentadas e pensionistas. Sempre estivemos junto com os trabalhadores e trabalhadoras em todas as batalhas e vitórias. Cada um de vocês é muito importante para o STMC!