Os aposentados/as e pensionistas passaram a manhã de hoje (16) concentrados no Ateliê do STMC. Desta vez, a atividade lúdica surpreendeu e instigou os associados/as.
“Essa atividade trabalha de forma lúdica a concentração e a memória. E tem a parte terapêutica também. O importante é eles se reconhecerem em algo que eles mesmos fizeram”, explicou Pâmela. A arte-educadora disse que sempre trabalhou com crianças. Por isso, fazer oficinas com a melhor idade tem sido um desafio gratificante. “Eu trago muito da linguagem da infância para trabalhar com eles. Proponho atividades que estimulem o resgate das lembranças e de sentimentos positivos”.
A oficina começou com Pâmela contando um pouco da história do olho de Deus. Esse tipo de mandala é um antigo símbolo feito pelos índios Huichol, do México, e os índios, Aymara, da Bolívia.
É feita com o entrelaçamento de fios de diversas cores em gravetos ou palitos geralmente de madeira. A simbologia por trás do artefato está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade de quem a possui. Os povos indígenas acreditam que as mandalas feitas com linhas são objetos sagrados.
Depois de conhecerem a origem do olho de Deus, eles começaram, com a ajuda de Pâmela, a entrelaçar as linhas. Muitos levaram o objeto presentear parentes ou enfeitar a casa.