Um dos maiores problemas hoje na Saúde é a violência contra o trabalhador/a. Dos casos registrados em todas as instituições, 25% estão concentrados entre esses profissionais e 49% dos agressores são pacientes.
Para discutir medidas que possam garantir a segurança e proteção de todos, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Campinas (STMC) participou do Encontro das Comissões de Ética da Enfermagem e Medicina, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Conselho Regional de Medicina (Cremesp), no Salão Vermelho da Prefeitura.
Nos últimos meses, Campinas registrou casos de agressão nas unidades de Saúde. Em um deles, um paciente se irritou com a demora no atendimento e agrediu um dos funcionários de um pronto-atendimento. Histórias como essa se espalham pelo Brasil.
No encontro, os profissionais debateram com o enfermeiro especialista em saúde mental José Gilberto Prates a “Abordagem terapêutica como estratégia de manejo a comportamento violento”. O psiquiatra João Baptista Laurito Júnior falou também da violência e, na sequência, foram apresentados dados estatísticos sobre o problema.
O STMC sempre brigou para garantir o direito dos trabalhadores/as e condições dignas. A segurança para os profissionais da Saúde é uma das nossas prioridades.