O STMC levou ao Ministério Público a falta de condições de trabalho; A PMC firmou TAC e se não cumprir, a multa é R$ 10.000 por item
Em 2008, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas impetrou denúncia no Ministério Público do Trabalho contra a Prefeitura por não cumprir as normas de segurança, tais como: não fornecer EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), exames médicos periódicos e não promover a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores. A Procuradora do Trabalho, Maria Stela Guimarães de Martin, ACATOU a denúncia do Sindicato e através do INQUÉRITO CIVIL N° 000276.2008.15.000/3-07, obrigou a Prefeitura firmar TAC (TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA), compromisso este que tem eficácia de título executivo extrajudicial e que o seu descumprimento, parcial ou total, implicará multa R$ 10.000,00 por item descumprido. I. A Prefeitura tem que fornecer de imediato, gratuitamente os EPIs, adequados aos riscos e mantidos em perfeito estado de conservação e funcionamento. II. A Prefeitura tem por obrigação elaborar e implementar o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), conforme NR-9. III. A Prefeitura tem por obrigação elaborar e implementar o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional de Riscos Ambientais), conforme NR-7. IV. A Prefeitura terá que regularizar a realização dos exames periódicos de todos os servidores municipais.
Fonte: Marionaldo Fernandes Maciel, coordenador do STMC