SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
02/02/2026

PEC da Segurança: entenda os riscos e impactos para a Guarda Municipal

Novas regras debatidas no Congresso podem limitar a atuação das corporações


A Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC da Segurança, em discussão no Congresso, traz riscos à autonomia dos municípios, à continuidade da Guarda Municipal em cidades menores, limita suas funções e subordina sua atuação às instâncias estaduais. O projeto avança no Congresso e a estimativa é que seja votado antes do Carnaval.

O texto prevê a exigência de credenciamento e autorização das instâncias estaduais para a atuação da GM. “Isso é um grande retrocesso e um ataque à autonomia dos municípios, garantida pela Constituição. Também abre espaço para interferências na política de segurança local”, disse o coordenador do STMC, Valeriano de Souza.

O debate inclui a transformação das GMs em "Polícias Municipais", o que aumentaria a responsabilidade, mas gera preocupações sobre a subordinação aos Estados e a necessidade de treinamento rigoroso.

A PEC não reconhece de forma clara as Guardas Municipais como forças policiais, apesar das decisões do Supremo Tribunal Federal, que já validaram a atuação ostensiva e preventiva das corporações. Para Valeriano, isso provoca insegurança jurídica e afeta diretamente o reconhecimento de direitos, carreira e proteção legal.

O projeto ainda prevê condicionar a existência ou o funcionamento das guardas ao tamanho das cidades e à sua capacidade financeira. Hoje, em municípios menores, a GM representa a maior força policial.

Valeriano cobra a abertura de diálogo no Congresso com representantes da Guarda Municipal. Da forma como foi proposta, a PEC da Segurança não fortalece o sistema e enfraquece uma das forças que mais cresceu nos últimos anos no combate à violência urbana e no policiamento comunitário.

O STMC defende o reconhecimento constitucional claro, o respeito à autonomia dos municípios e a segurança jurídica para os profissionais. “Sem isso, corremos o risco de ver desaparecer estruturas locais de segurança que hoje cumprem papel fundamental na proteção da população”, afirmou Valeriano.

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665