STMC abraça essa campanha e tem trabalho especial com aposentados, aposentadas e pensionistas
A violência que assola a sociedade afeta a saúde física e mental dos nossos idosos. O objetivo do Junho Violeta, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006, é combater as agressões, conscientizar a sociedade, garantir os direitos das pessoas com mais de 60 anos e promover a inclusão.
Em Campinas, as notificações de casos de violência contra os idosos estão crescendo. Em 2018, foram 104 notificações e, no ano passado, subiram para 224 notificações. A violência pode ser física, mental, sexual, financeira, social, exclusão do mercado de trabalho e ainda tem o preconceito do etarismo. É inadmissível que a sociedade continue sendo conivente com o absurdo dos diferentes tipos de violência contra os nossos queridos idosos.
A Prefeitura de Campinas criou um hotsite com informações e a programação do Junho Violeta: https://campinas.sp.gov.br/sites/coordenadoriadapessoaidosa/junho-violeta.
Vamos unir nossas forças e acabar com a violência contra os idosos. Lutamos pela inclusão, respeito, fim da violência e que os crimes sejam coibidos com o rigor estabelecido em lei.