As medidas foram adotadas pela Administração Municipal em decorrência do aumento dos atendimentos na rede de saúde de pessoas com dengue, Covid e doenças respiratórias
O governo justificou que adotou as medidas para garantir a continuidade do atendimento à população e para reduzir a pressão na rede hospitalar pública, visto que a cidade está em estado de emergência em decorrência da epidemia da dengue, da elevação de casos da Covid-19 e com a chegada do período no qual há um aumento de casos de pessoas com doenças respiratórias.
O comando do STMC foi informado pela Rede Mário Gatti que as licenças-prêmios que já estavam agendadas e foram publicadas no Diário Oficial serão mantidas. Mas os pedidos realizados anteriormente à data da Ordem de Serviço (OS) nº 01/2024, dia 20 de março, que ainda não tinham tramitado ficam suspensos, assim como novas solicitações.
Já nos postos de saúde, nove deles terão o horário ampliado aos sábados para até as 17h: Florence, Valença, Ipê, Aeroporto, Capivari, Santo Antônio, União de Bairros, Aurélia e São Quirino. O CS Campo Belo passa a atender aos sábados das 7h às 17h. E o CS São Bernardo começará a abrir aos domingos das 7h às 17h.
A Prefeitura de Campinas garante que serão pagas horas-extras aos trabalhadores desses centros de saúde. Mas o STMC vai ficar atento à sobrecarga de trabalho e condições precárias de atendimento para que os servidores e servidoras não sejam prejudicados ou tenham a saúde afetada.
Caso o servidor ou servidora precise de amparo, queira denunciar condições precárias ou sobrecarga de trabalho, e se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco no (19) 3236-0665.