Trabalhadores denunciaram que são obrigados a lavar as roupas em casa correndo o risco de contaminação já que as vestimentas ficam com resto de materiais biológicos
Servidores e servidoras do Samu denunciaram ao Sindicato que são obrigados a levar as roupas para casa e lavá-las. Os trabalhadores apontaram que isso gera um risco de contaminação muito grande para os próprios funcionários do Samu, familiares dos trabalhadores e mesmo passageiros do transporte público que é usado pelos servidores.
Durante a reunião, o coordenador do STMC, Lourivam Valeriano de Souza, afirmou que é necessário adotar uma solução com rapidez e que cabe à Administração Municipal fazer a higienização e não aos servidores. “Recebemos as denúncias dos trabalhadores e trabalhadoras sobre esse problema de levar as roupas para lavar em casa. Os uniformes acabam sendo contaminados com resíduos biológicos durante os atendimentos realizados pelos servidores. Cabe ao governo realizar a higienização dos uniformes e não ao trabalhador”, disse.
Na reunião, o DPSS informou que está comprando aventais de proteção, mas que as vestimentas ainda não chegaram. O STMC continua lutando para garantir que a Prefeitura de Campinas faça a higienização das roupas. Não vamos permitir que a vida e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras continuem sendo colocadas em risco.