Junho Violeta incentiva debates e discussões sobre os direitos e segurança da pessoa idosa
No País, as pessoas acima dos 60 anos ainda sofrem com vários tipos de violência física, psicológica e financeira. Isso é inadmissível e tem que ser combatido por toda a sociedade. O STMC tem um trabalho especial desenvolvido com os aposentados, aposentadas e pensionistas do serviço público municipal de socialização, acolhimento, cuidados e apoio por meio da Casa dos Aposentados.
O Brasil tem legislações específicas, como o Estatuto dos Direitos da Pessoa Idosa, que garantem direitos, combatem a violência, previnem violações e são alicerces de políticas públicas. Por isso, é preciso que todos busquem informações e façam denúncias de casos suspeitos ou constatados de maus-tratos contra os idosos.
A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa tem o número Disque 100 que atende 24 horas por dia (incluindo sábados, domingos e feriados). Mas as forças policiais e o Conselho Municipal do Idoso também devem ser acionados em casos de violência ou abandono.
Oficinas gratuitas
A PUC-Campinas oferece neste mês de junho oficinas gratuitas para pessoas com mais de 60 anos. Se você quer saber mais sobre direitos da pessoa idosa, bem-estar e saúde, como cuidar de orquídeas, de suculentas ou como fazer uma horta, basta ver o calendário dos encontros, os locais onde acontecerão as atividades e fazer a inscrição. Mais informações no WhatsApp (19) 99840-0455 e pelo telefone (19) 3343-7116. A universidade oferece 600 vagas.