SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
30/05/2023

Sindicato rejeita proposta de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura em primeira mesa de negociação

Nova reunião acontecerá em 7 de junho e a Direção do STMC espera que governo avance nas pautas


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) rejeitou a proposta de aumento salarial apresentada pela Prefeitura de Campinas na primeira mesa da CAMPANHA SALARIAL 2023 “AGORA É A HORA DE VALORIZAÇÃO E CARREIRA!”. Após três horas de reunião, o governo não mostrou contrapropostas consistentes para as principais reivindicações, como o aumento de 15,75% nos salários e aposentadorias. Uma nova rodada de negociações ficou marcada para o dia 7 de junho, às 15h.

O governo apresentou uma proposta de apenas 4,18% de aumento salarial e das aposentadorias - correspondente à reposição da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O mesmo patamar seria aplicado no vale-alimentação e no auxílio-nutricional. A proposta foi rejeitada pelo Sindicato. 

Durante a mesa, a Direção do STMC deixou claro que é preciso fazer a reposição salarial com aumento real dos salários dos servidores da ativa e das aposentadorias dos inativos. Também foi reforçada a necessidade de um vale-alimentação e auxílio-nutricional que atendam a realidade atual do país com inflação alta e alimentos caros. Na pauta deste ano, o valor pleiteado é de R$ 1.661,08.


O coordenador-geral do STMC, Tadeu Cohen Paranatinga, afirmou que as negociações devem continuar e que a luta é pela valorização dos trabalhadores. "Esperamos que na próxima mesa tenhamos uma proposta que atenda às reivindicações da categoria. O que foi apresentado hoje pelo governo não contempla a demanda dos trabalhadores e a proposta foi rejeitada pela Direção do Sindicato e a Comissão de Negociação ", disse.


PAUTA ECONÔMICA


Além dos reajuste de salários, aposentadorias, vale-alimentação e auxílio-nutricional, foram discutidos outros pontos da Pauta Econômica. Acerca das progressões para todos os servidores, o governo disse que a progressão da carreira será discutida no âmbito do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). O STMC tem representantes na comissão que debate o plano. A luta é para que mais trabalhadores consigam progredir e também que os critérios da Avaliação de Desempenho sejam alterados para garantir mais transparência e justiça.


A Administração Municipal disse que sobre o pedido de Vale-Alimentação e Vale-Refeição com bandeira há um contrato vigente com a empresa que fornece esse serviço e que não é possível quebrá-lo agora. O STMC pretende entrar com uma ação na Justiça mostrando os prejuízos causados aos servidores com o modelo atual do cartão.


Outro tema foi a possibilidade do servidor ativo e inativo adquirir empréstimo consignado por meio do Camprev. O governo informou que é possível fazer isso e que será necessária uma legislação municipal específica já que existe autorização desse tipo de operação em lei federal.


O governo rejeitou estender o Plano de Medicamentos para todos os servidores da ativa e aposentados. Vamos continuar lutando por esta pauta nas próximas negociações. 

PAUTAS QUE AVANÇARAM

A Prefeitura de Campinas se comprometeu a pagar a primeira parcela do 13° salário em junho. Outro ponto de avanço foi a redução da carga horária de trabalho de servidores e servidoras responsáveis diretos por crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência.  Uma minuta de projeto de lei será enviada para a Câmara de Vereadores nos próximos meses para adequar a legislação municipal a acórdão do Poder Judiciário.   


LIVE

Logo após a reunião com representantes da Prefeitura, a Direção do STMC fez uma live no YouTube para informar aos servidores e aposentados sobre o resultado da primeira mesa de negociação. Mais uma vez, o objetivo foi dar transparência a todo o processo da nossa Campanha Salarial, como sempre acontece no Sindicato.

 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665