Sindicato faz parte do Comitê de Gestão Integrada para Promover a Cultura de Paz que elabora e discute propostas para evitar incidentes nas unidades escolares e que promove a paz
O encontro foi extremamente importante por abordar temas que são relevantes no dia a dia das unidades escolares como o acolhimento dos estudantes, o diálogo sobre assuntos como casos de violência doméstica e abuso sexual, e o apoio de outras áreas como a saúde.
A troca de informações, as sugestões de ações nos colégios, a forma de acolhimento dos alunos e famílias, e a indicação das ferramentas disponíveis para auxiliar os profissionais da Educação são fundamentais neste momento em que as escolas estão no centro do debate sobre a violência.
O STMC apoia todas as ações que auxiliem no processo de fortalecimento das escolas, na garantia de mais segurança, no envolvimento da sociedade com a Educação dentro e fora das unidades escolares, no cuidado com a saúde física e mental dos alunos e dos trabalhadores, e também no acolhimento das famílias.
Para ampliar o conhecimento e fortalecer a luta pelas escolas, o Ministério da Educação lançou nesta semana a cartilha de Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar com o objetivo de orientar educadores, governos, forças de segurança, pais, comunidade escolar e estudantes.
Link do guia https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/cartilha_recomendacoes_protecao_seguranca_ambiente_escolar.pdf