Medidas já estão sendo adotadas como ampliação da ronda escolar e um número exclusivo para denúncias
Na reunião, ficou definido que o comitê vai discutir ações que serão implantadas para prevenir e garantir a segurança nas escolas, combater os boatos e ameaças, e também para reforçar a cultura da paz. As forças de segurança - Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal - já estabeleceram medidas como ampliar as rondas nas escolas, telefone exclusivo para as escolas com linha direta com a GM (Canal Prioritário), uso do aparato de inteligência da PF para identificar postagens na internet com ameaças ou suspeitas de planejamento de ataques, detenção de suspeitos ou autores e atendimento imediato em caso de ocorrências nas unidades escolares.
Outras medidas serão adotadas em âmbito de formação, conscientização e acompanhamento especializado dentro das escolas. O STMC defende ações que também cuidem de forma integral das pessoas para que a cultura da paz, do respeito e da inclusão crie um ambiente saudável e seguro para trabalhadores, estudantes, comunidade escolar e famílias. Há ainda a necessidade de oferecer estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades nas escolas que privilegiem o aprendizado de qualidade, condições dignas de trabalho e bem-estar.
O problema não está nas escolas. Por isso, juntos vamos resgatar a alegria, a segurança e o cuidado que sempre foram encontrados nas nossas unidades escolares.