Tarefa estabelecida pela Secretaria de Educação é uma prática abusiva, gera desvio de função e coloca em risco a saúde dos estudantes
A tarefa estabelecida por meio de comunicado do Departamento Pedagógico (DEPE) revoltou os trabalhadores e também o Sindicato, visto que é um claro desvio de função e uma prática abusiva que causa transtornos para os servidores e risco aos alunos. Não é função dos professores realizar teste ou exame de vista nos estudantes.
No documento protocolado pela entidade, a direção do STMC ressalta que os exames de acuidade visual devem ser realizados por um profissional OPTOMETRISTA , que é responsável pelos cuidados primários da saúde visual e ocular. Esse profissional deve ter formação universitária.
A medida adotada pela Secretaria de Educação que impõe a tarefa de os professores realizarem os testes é uma arbitrariedade e causa constrangimento aos trabalhadores. Além do absurdo com os servidores, também pode trazer danos sérios à saúde dos alunos com a emissão de laudos equivocados.
O STMC solicita no documento encaminhado à SME que a obrigatoriedade dos professores realizarem os exames nos alunos seja SUSPENSA IMEDIATAMENTE e ainda pede uma REUNIÃO URGENTE com os dirigentes da Secretaria de Educação para tratar desse assunto.
Vamos continuar lutando para barrar essa prática abusiva e o desvio de função. No documento, deixamos bem claro que “é inconcebível que a gestão crie uma tarefa complexa para os servidores públicos e cabe à Prefeitura de Campinas contratar profissionais capacitados para fazer os exames”.