A lei cria metas individuais para os servidores públicos efetivos lotados no órgão com pagamento de prêmio conforme o desempenho
A meta de produtividade será fixada por meio da elaboração de indicadores de desempenho calculados com base em dados históricos relativos a cada uma das tarefas atribuídas aos trabalhadores. O projeto estabelece o Prêmio por Superação de Meta Individual de Trabalho para os servidores que atingirem a meta.
O projeto também define a meta de Arrecadação da Dívida Ativa do Município. Se atingida a Meta Trimestral de Arrecadação da Dívida Ativa (MDA), fica assegurado ao servidor lotado na Coordenadoria de Gestão da Cobrança Extrajudicial da Dívida Ativa da Procuradoria Fiscal, desde que tenha atingido a meta individual em todos os três meses que compõem o trimestre referência, o Prêmio por Superação da Meta de Arrecadação da Dívida Ativa.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de (STMC) vem lutando pela valorização dos servidores e servidoras com o pagamento de bonificações (como o Bônus da Educação) e a criação de prêmios de produtividade.