O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) repudia e lamenta que decisões atuais do Poder Judiciário, que limitam o PAPEL DA GUARDA MUNICIPAL COMO AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA EM DEFESA DA POPULAÇÃO, prejudiquem o trabalho essencial de um dos grupos de servidores que mais atua diretamente com a comunidade.
Vivemos tempos difíceis em que a violência faz vítimas todos os dias e que exigem o fortalecimento da GUARDA MUNICIPAL e, não, o seu enfraquecimento. Decisões tomadas em gabinetes longe da realidade da sociedade não contribuem para garantir a segurança e bem-estar da população.
A GUARDA MUNICIPAL DE CAMPINAS é um exemplo de órgão público que tem o respeito e admiração da sociedade por atuar em defesa das pessoas e do patrimônio público de forma transparente, dentro dos padrões dos órgãos de segurança e respeitando a dignidade humana.
Não há motivos ou razões para justificar que decisões que limitem o trabalho dos GMs sejam adotadas de forma contrária ao desejo da sociedade. O conjunto das Guardas Municipais do país forma o terceiro maior efetivo de segurança pública para preservar a vida da população.
De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos de Guardas Municipais (Fenaguardas), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 1.256 municípios brasileiros contam com a Guarda Municipal. O efetivo fica entre 130 mil e 150 mil integrantes.
O trabalho firme e preciso da GM é fundamental para a sociedade. Decisões que confundam a atuação das corporações em todo o país servem apenas para levar o caos, gerar medo na população, impedir o trabalho dos guardas e favorecer a criminalidade. O Brasil já é um dos países mais violentos do mundo. Nada justifica o ataque ao trabalho da GM.
O STMC, junto com outros sindicatos e entidades, vai lutar para que as Guardas Municipais mantenham o excelente serviço prestado à população de cuidar da segurança e reduzir os índices de criminalidade com ferramentas de inteligência, homens na ruas, equipamentos de última geração e parceria com a sociedade.
A GM é um dos pilares da segurança pública no Brasil.
A Direção do STMC