Prefeitura de Campinas publicou decreto que determina o uso das máscaras pelos consumidores em estabelecimentos comerciais, como lotéricas, supermercados e farmácias.
A partir de 21 de abril, só poderá comprar nesses estabelecimentos ou prestadores de serviços o cliente que estiver usando as máscaras. A fiscalização ficará a cargo do próprio comércio. O objetivo é frear o avanço do novo coronavírus. Campinas tem 132 casos que comprovados e cinco mortes.
O decreto também determina que os comércios e prestadores de serviços demarquem os espaços nas filas para que os consumidores fiquem a uma distância mínima de 1 metro uns dos outros. Outra medida que deve ser adotada é limitar o número de pessoas atendidas para evitar aglomeração. Dessa forma, apenas duas pessoas por família e limitando o uso de espaços de atendimento nos comércios. O cálculo será uma pessoa para cada cinco metros quadrados. Também foi recomendada a instalação de barreiras de vidro, acrílico ou similar para evitar a transmissão do coronavírus.