Com objetos lúdicos, música e meditação, os aposentados e pensionistas do STMC soltaram a imaginação na manhã de hoje (17), no Ateliê de Teatro com Lenny Alpízar.
Com objetos lúdicos, música e meditação, os aposentados e pensionistas do STMC soltaram a imaginação na manhã de hoje (17), no Ateliê de Teatro com Lenny Alpízar. A professora tem um encontro marcado uma vez por mês com os associados, em que trabalha técnicas de improvisação e encenação.
Lenny explicou que a atividade é uma forma de ajudar os participantes a contarem as suas histórias, além de desenvolver a memória e a criatividade. “Eles se sentem à vontade para compartilharem suas vivências antigas, ou mesmo perdem a vergonha de inventar estórias”, explicou.
Para estimular os participantes, na primeira parte da oficina, Lenny utiliza jogos teatrais, ritmos musicais e uma meditação guiada. “Na meditação, que é uma narrativa que eu crio, os aposentados resgatam lugares e cenários antigos na memória. Isso ajuda na segunda parte do ateliê, que é a criação”. Na aula de hoje, a professora trabalhou imagens de frutas. Depois, os associados criaram a cena de uma receita, a partir das frutas que vieram em suas mentes durante a meditação. A improvisação foi feita como se eles tivessem em um programa de televisão, e rendeu muitas risadas.
“Tudo isso é para aproveitar o saber e a ciência que eles acumularam ao longo da vida. É um material muito rico para usar de forma teatral”, completou a professora.
Ainda tem mais atividades na programação do Mês do Idoso! Confira a nossa agenda no site.
Técnicas teatrais resgatam memórias /
Fonte: STMC