Hoje, Dia do Professor, a Prefeitura de Campinas anuncia um bônus aos professores que funcionará como uma espécie de 14º salário. Ele será pago este ano e utilizará como critério a assiduidade do docente em sala em aula. Para quem não teve faltas, o bônus corresponderá a um salário do professor.
O STMC é a favor do bônus e acredita que os profissionais da educação devem sim ser valorizados, mas desde que sejam todos eles. Monitores, agentes de educação infantil e agentes de apoio operacional também são essenciais para um ensino de qualidade e devem fazer parte do programa. O programa de bonificação do governo estadual, o Idesp, por exemplo paga o bônus também para funcionários da área administrativa.
A bonificação municipal faz parte do programa “Minha Escola Bem Cuidada”.O projeto vai incluir também medidas para a valorização do ambiente escolar. O bônus e um aporte financeiro para as escolas, estão dentro desse projeto. A Secretaria de Educação está construindo os critérios para o pagamento desse bônus, mas o
prefeito Jonas Donizette adiantou que o servidor que não faltar poderá receber o equivalente a um salário como bonificação pela assiduidade.