Foi realizado no dia 6 de Dezembro, o Ateliê Coroa do Advento, mediado por Evelyn Santos. Para iniciar o Ateliê, a mediadora apresentou aos aposentados/as um pequeno verso chamado “Com Amor no Coração”, do autor Rudolf Steiner, que fala sobre a força da espiritualidade. Em seguida apresentou também o texto “Advento” que explica a importância desse primeiro período litúrgico que antecede o Natal. Verso e texto auxiliaram no desenvolvimento da criatividade para confeccionar uma linda Coroa do Advento.
A Coroa do Advento foi confeccionada com materiais naturais como a tuia, da família da árvore cipestre, com velas coloridas, papelão e laços de cetim. A coroa foi confeccionada com Tuia e em forma de círculo, sendo posteriormente colada num papelão, que neste caso foi usada uma bandeja de bolo como suporte onde foram coladas as velas de forma simétrica.
Segundo a mediadora Evelyn Santos, as velas coloridas tem um significado especial de reverência à vida. “As velas podem ser todas da mesma cor, mas preferimos usar as coloridas. A vela de cor azul representa o reino mineral, o verde o reino vegetal, a amarela o reino animal e a vermelha o reino humano.”, disse.
De acordo com as orientações de Evelyn, deve-se acender uma vela por semana, ou seja, nas quatro semanas que antecedem o Natal.
“No primeiro domingo do advento acende-se uma vela, no segundo duas e assim por diante. No caso das velas serem coloridas, deve-se acendê-las na seguinte ordem: azul, verde, amarela e vermelha.”, explicou.
Algumas famílias costumam realizar uma pequena cerimônia ao acender as velas, cantando músicas natalinas, contando histórias de natal e trechos da Bíblia.