O básico do crochê em apenas um quadrado.
Por ser uma atividade agradável, o STMC organizou hoje (08/10), a ‘ Roda de Crochê ´, com a participação da aposentada Aparecida Donizete de Campos, que ensinou outras aposentadas a fazerem os pontos básicos e em quadradinhos.
“Ensino o básico do crochê fazendo apenas um quadrado. Assim é possível aprender os pontos básicos que são a corrente, o ponto baixo, o ponto alto e o círculo. E com esse quadrado pode se fazer tapete, colcha e vários outras peças”, disse.
O Crochê é uma arte tradicional e muito legal de confeccionar, que pode ser feita em qualquer lugar, em frente da televisão, numa sala de espera e numa roda de conversa entre as amigas, por exemplo.
“Faço crochê há 49 anos e pra mim é uma terapia. Gosto e fazer assistindo tv. Você pode prestar a atenção na tv e ainda fazer uma peça.”, disse Aparecida.
O crochê também é uma atividade de sociabilização porque se torna motivo de conversa. Além disso, contribui com a boa saúde da pessoa idosa, pois mantêm a coordenação motora e motiva a criatividade. Na internet existem diversos modelos de pontos e de peças, mas o melhor mesmo é aprender trocando experiências numa ‘ Roda de Crochê ’ , como aconteceu hoje no STMC.
A aposentada Silvia Maria Andrade, por exemplo, disse que aprendeu hoje a fazer crochê e foi muito bem na aula porque conseguiu fazer um quadrado inteiro. Para Silvia, participar da atividade foi importante para afastar a solidão.
“Fico muito tempo sozinha em casa, então, vim para o sindicato aprender algo novo e fazer novas amizades”, disse Silvia.
Fonte: STMC