Entre as atividades que aconteceram estavam o Ateliê “Olho de Deus” e a entrega de boletins.
Segundo as professoras, esses materiais naturais e suas cores, juntamente com os movimentos circulares das mãos para formar o “Olho de Deus”, proporcionam a vivência da coordenação visual e motora, com ritmo e concentração.
A proposta das professoras com a construção do pêndulo foi aguçar a cognição, a instrospecção, envolvendo a todos no senso de autoconhecimento sobre os seus próprios limites.
“A construção do Olho de Deus contribui para equilibrar a atenção, o senso de estética e a organização espacial. Traçar o desenho do Olho de Deus com as linhas também ajuda na concentração. É como se estivéssemos traçando caminhos que nos fazem reorganizar o interior.”, disse Evelyn.
A professora Mariana explicou que a arte materializa os sentimentos.
“Através da arte, dos materiais e das cores, as pessoas materializam o seu mundo interior, emoções afloram. Com a construção do Olho de Deus, o grupo conseguiu olhar para dentro e expressar lindos sentimentos.”, disse Mariana.
Segundo as professoras, o pêndulo “Olho de Deus” é de origem indígena e servia para proteger quem confeccionava.
“O Olho de Deus simboliza o reencontro com Deus que vive em cada um de nós.”, explicou Evelyn.
A aposentada Aparecida de Souza Mendes ficou muito emocionada com a atividade e disse que vai colocar o “Olho de Deus”, que confeccionou no ateliê, na porta de sua casa para que todos que passem por ali sintam a paz.
“Senti um prazer muito grande em conseguir fazer o Olho de Deus. A atividade trouxe muita paz e quero retribuir.”, disse Aparecida.
Entrega de Boletins
Nessa manhã agitada no STMC, a diretoria também entregou boletim informativo e fez diversas orientações aos aposentados/as e pensionistas, inclusive para aqueles que foram hoje de manhã (27/04) buscar o holerite no Paço Municipal.
A diretoria explicou sobre como está sendo organizada a Campanha Salarial 2018, sobre quais são as reivindicações e motivou a todos/as a participarem.
A Agenda de Atividades do Mês de Maio divulgada no boletim informativo também foi explicada. Os aposentados/as e pensionistas demonstraram interesse nas diversas atividades como no “Ateliê de Quadradinhos em Crochê” e “Ateliê Colar de Tecido.” Vários associados/as aproveitaram a oportunidade e foram até a sede do STMC para fazer as suas inscrições.
Fonte: STMC