Aromatizar o sal ajuda a saúde, estimula o olfato e aguça os sentidos.
Ateliê aromatiza sais com óregano, alecrim, etc. / Foto: Iago Emerick
Segundo Mariana, a oficina teve como objetivo apresentar aos participantes uma opção saudável de alimento, que traz benefícios variados para a prevenção e o tratamento de doenças.
“Além disso tudo, a vivência com as ervas também proporciona a estimulação do olfato e aguça os sentidos.”, disse.
Ainda segundo Mariana, eles aprenderam a preparar três tipos de sal aromático: "sal masala" (com inspiração na medicina tradicional indiana), "sal da saúde" (com ervas como o orégano e o manjericão) e, por fim, o "sal de inverno" que utiliza do limão como potencializador do sistema imunológico e o alecrim, que é considerado um ótimo estimulante.
Aromatizar o sal é uma técnica para deixar os alimentos mais saborosos e a sua cozinha mais divertida.
Nesse Ateliê, foi ensinado como deixar o ingrediente básico da culinária, o sal, com sabor diferente para realçar os alimentos e assim agregar novas sensações ao paladar.
Foram usados vários ingredientes para aromatizar o sal, como o orégano, o alecrim, o limão ralado, a salsa e diversas ervas.
O ideal é utilizar as ervas já desidratada para não embolorar ou mofar. Se usar temperos frescos como alho, cebola e ervas, o ideal é fazer em menor quantidade e manter refrigerado.
As ervas e especiarias usadas para aromatizar o sal acabam reduzindo a necessidade de usar em excesso, o que é ótimo para a saúde, já que o consumo exagerado de sódio pode causar sérios danos com o passar dos anos, como por exemplo, a pressão alta.
“Todos participaram o tempo todo com interesse e gostaram de saber sobre as novidades acerca da mistura e dos benefícios dos temperos. Além disso, houve espaço para a troca de saberes entre eles, como as experiências de vida que trazem consigo”, disse.
Fonte: STMC