O STMC denunciou que as Unidades Educacionais da Rede estão com mato alto. A situação chamou a atenção da imprensa de Campinas. As emissoras de televisão como Band Campinas, SBT, Record, a rádio CBN e o jornal impresso Metro, entre outros, fizeram matérias para divulgar a precariedade.
A diretoria do STMC percorreu 40 escolas municipais para verificar a real situação antes das voltas às aulas que acontecerão na semana que vem. Foi verificado que 80% das unidades estão com mato alto, principalmente nos parques infantis. Também existem entulhos de material de construção e de madeiras e poças de água parada. Essas condições favorecem o aparecimento de mosquitos, como o da dengue, e também de escorpiões.
A diretoria tirou fotos das escolas e as enviou à imprensa com o objetivo que toda a população saiba que as unidades estão sem manutenção. O resultado foi a divulgação de diversas matérias, além daquelas que estão no site e nas redes sociais da entidade sindical.
O Diretor do STMC, Francisco de Assis, que também é professor da rede pública, disse para a imprensa local que está indignado porque a comunidade irá para uma escola insalubre, insegura e com insetos, e também criticou:
“Nós sabemos que esse problema é sazonal, que o mato cresce nesse período de chuvas, mas também sabemos que nesse período começam as aulas, a Prefeitura deveria saber disso”, disse.
Confira algumas das matérias nos links abaixo: