A costura do boneco de feltro foi feito à mão, cerzido, de forma delicada
Mais um Ateliê foi oferecido para os associados/as do STMC, na manhã de hoje (14/11). Como o natal está chegando, a professora Pâmela Raizia instruiu os participantes sobre como fazer um boneco de feltro representativo de Maria, José e do menino Jesus. A costura do boneco de feltro foi feito à mão, cerzido, de forma delicada, relembrado um costume antigo.
A aposentada Aparecida Cassiolato disse que os jovens de antigamente costuravam a mão. “Lembro que quando era jovem usava um ovo de plástico para cerzir meias e calças. Era muito comum cerzir à mão, bordar e fazer crochê. Hoje eu ainda conserto as roupas da família fazendo cerzidos”, disse.
Antigamente, as mulheres costuravam em casa, as roupas para toda a família. Era comum comprar vários metros de tecido e costurá-los seguindo os mesmos modelos. As melhores roupas eram usadas no domingo para sair, como ir à igreja.
A aposentada Dulce Aparecida Mansano, lembra dessa época. Ela disse que aprendeu a costurar com 14 anos:
“Aprendi a costurar com a minha mãe. Costurava as roupas dos meus irmãos pequenos. Erámos em 11 irmãos e, por isso, minha mãe tinha muito trabalho e eu ajudava. Sempre fui muito caprichosa”.