SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
31/10/2017

Oficina de Jardinagem instruiu sobre plantio de hortaliças e explorou o sensorial

A atividade foi ministrada pela professora e pedagoga Mariana César Viana.


Professora Mariana e aposentados/as / Foto: Catarina Bicudo

A oficina de jardinagem foi mais uma das atividades bacanas que o STMC proporcionou aos aposentados/as, neste mês de outubro. A atividade foi ministrada pela professora e pedagoga Mariana Cesar Viana, na manhã do dia 31.

Segundo Mariana, a proposta da oficina teve o sentido global de instruir sobre como plantar hortaliças em vasos, organizando as camadas de drenagem e de terra. Além disso, orientou sobre técnicas de podas, de tipos de manutenções e apresentou diversas dicas simples que fizeram sucesso entre os aposentados/as. Uma dessas dicas foi sobre como eliminar as pragas como o pulgão, usando os seguintes recursos naturais: cebola e alho bem diluído em água.

A aposentada Maria Martins Piva, disse que estava com dificuldades para fazer algumas de suas hortaliças crescerem em seu quintal e que agora, com as dicas da oficina, vai saber resolver os problemas.

“Tenho um quintal com horta onde planto salsinha, cebolinha, flores, plantas. E agora vou poder usar as dicas que aprendi, como fazer o corte certo, usar a cebola e alho bem diluído na água para esborrifar nas plantas contra o pulgão. Foi excelente. Estou muito contente, quero participar de outras atividades do sindicato, que está sendo muito importante em minha vida”, contou.

A aposentada Maria Aparecida Camelo de Sá disse que participar da oficina foi muito agradável e que vai passar as dicas que recebeu para frente.

“Achei a oficina de jardinagem saudável e proveitosa. Saudável porque mexer com a natureza faz bem para a mente e proveitosa porque as dicas serão muito usadas. Vou passar as dicas de corte e cuidados com as plantas para as milhas filhas e para outras pessoas. Aprendi muito e sou muito grata ao sindicato por ter participado”, disse Maria Aparecida.

Para a professora Mariana, cuidar da natureza é cuidar de si mesmo. “A gente aprende a cuidar de nós mesmo quando a gente aprende a cuidar de algo externo. O cuidar de uma planta ensina sobre os processos que acontece conosco, como o processo de vida e de morte. Nascemos, crescemos e morremos para surgir algo novo”, disse.

A oficina também explorou o sentido sensorial. Os aposentados/as tiveram contato com a terra, com a umidade, temperatura, cheiro e isso tudo estimula a parte sensorial.

“No caso dos idosos, essa oficina foi especial, porque nessa fase da vida todos os estímulos sensórios vão diminuindo. Tudo o que for proporcionado de estimulação é benéfico para eles.”, disse.



Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665