SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
24/10/2017

Técnicos de Farmácia não são reconhecidos e nem valorizados pela função, pelo Governo Municipal

Governo de Campinas não paga o piso para os técnicos em farmácia.


Foto: Jeferson Rodrigues

Hoje (24/10) saiu uma matéria no jornal Correio Popular divulgando que o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) verificou diversas irregularidades nas farmácias públicas de Campinas, durante inspeções realizadas entre os dias 5 a 13 de julho de 2017. Na matéria, o texto diz que uma dessas irregularidades é: “a dispensação de medicamentos é realizada por técnicos de farmácia concursados como “agentes de apoio à saúde”, com requisito mínimo de Ensino Médio completo”.

 

No entanto, o STMC vem a público comunicar que os agentes de apoio à saúde são, sim, técnicos de farmácia, com Registro Profissional no Conselho da Categoria, conforme exigência do concurso público (edital 06/211 e 03/2013), nos quais foram aprovados. O STMC também esclarece que está movendo ação contra o Governo de Campinas desde julho de 2016 porque este não paga o piso salarial para os técnicos de farmácia. 
 

O profissional que orienta a dispensação é o farmacêutico. No entanto, o STMC vem movendo algumas ações processuais denunciando também a falta de recursos humanos nas farmácias públicas. A real situação é que há poucos farmacêuticos em Campinas, o que sobrecarrega as atividades de ambos os profissionais e assim aumenta as demandas de trabalhos. O técnico em farmácia não pode atuar sem a presença do farmacêutico, por isso, o STMC entende que a responsabilidade pelos absurdos que vem acontecendo é única e exclusivamente do Governo de Campinas, que há anos não resolve esses problemas e que agora está recaindo sobre esses profissionais.

O STMC está tomando providências sobre a atuação da empresa terceirizada da farmácia do Hospital Dr. Mário Gatti, após diversas denúncias de erros encontrados.
Entre as outras ações movidas pelo STMC no Ministério Público do Trabalho, existe uma sobre as péssimas condições  de trabalho. 


O STMC também comunica que, em agosto de 2014, ganhou uma ação contra o Governo de Campinas que foi obrigado a investir R$ 5 milhões para melhorar as condições de trabalho na área de saúde, sendo boa parte para o SAMU.



Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665