A prática da meditação traz tranquilidade, leveza e concentração
Foto: Catarina Bicudo
A meditação foi ministrada por Paula Ribeiro que explica sobre os benefícios, em especial para os idosos.
“Para o idoso, a meditação tem alguns benefícios específicos. Quem sente solidão, por exemplo, que é comum nessa fase da vida, começa a perceber que é possível ficar muito bem com consigo. Que ela se basta e que não precisa de outras pessoas. As outras pessoas passam a ser um bônus”, disse.
Segundo Paula, com a meditação, os praticantes começam a perceber que envelhecer faz parte da vida e, então, passam a compreender e aceitar melhor esse processo com mais tranquilidade.
A meditação deve ser uma prática constante. Se começa com um minuto por dia, depois com dois, três, e assim por diante. Paula conta que para começar é importante relaxar num local tranquilo, sentindo a respiração como se fosse uma onda que vai e volta. Depois é importante descansar a mente, sempre procurando focar em algo bom. Outra técnica para alcançar a concentração é contar mentalmente de 1 a 10, com leveza e concentração.
“Na primeira semana a pessoa vai tentar meditar um minuto por dia. Na segunda semana dois minutos por dia e de fato vai perceber que se sente muito bem fazendo isso e que é muito fácil colocar na rotina. A partir do momento que a pessoa coloca a meditação na rotina ela pode meditar em qualquer lugar, em qualquer situação. A meditação traz mesmo, calma, tranquilidade e leveza”, disse Paula.
O STMC também preparou um café da manhã saudável e bonito para os associados/as.
Fonte: STMC