Essa foi a primeira reunião da categoria que está elaborando uma agenda de luta
Os Técnicos em RX cobram o pagamento do salário de forma correta porque estão recendo menos do que deveriam.
De acordo com o artigo 7ª da Lei 12985/07, que dispõe sobre os vencimentos dos servidores/as públicas, as jornadas de 36 horas semanais devem ser pagas proporcionalmente. No entanto, os Técnicos em RX estão recebendo proporcionalmente por uma carga horária de 24 horas semanais, portanto, recebem menos.
A categoria tem outros descontentamentos e denuncia que está sendo obrigada a trabalhar também como auxiliar de radiologia, cumprindo assim dupla função, o que é proibido de acordo com edital público de concurso. Isso é desvio de função!!
Eles também alegam que a população está ficando sem atendimento porque a equipe está reduzida. Hoje, a rede pública conta com apenas 88 técnicos em radiologia.
Segundo o diretor do STMC, Afonso Basílio Junior, essa foi a primeira reunião da categoria que está se organizando para a elaborar uma agenda de luta.
“Esse é o início de uma importante discussão com o grupo de trabalhadores/as do Raio X e que pode despertar novos debates que sejam de interesse de trabalhadores de diferentes áreas da saúde pública de Campinas”, disse o diretor Afonso.
Fonte: STMC