Parabéns Agentes Comunitários de Saúde, a população precisa e tem orgulho do trabalho de vocês.
Vocês têm um papel essencial dentro do cenário da saúde pública, na qualidade do atendimento e nas ações educativas, de modo individual e também orientando famílias inteiras em suas doenças e nas prevenções delas.
O STMC reconhece as enormes responsabilidades dos ACSs e seus potenciais. Portanto, estamos juntos nessa missão de melhorar as condições sociais e de saúde pública, através das lutas por melhores condições de trabalho, pelo piso salarial nacional, contra a nova política nacional da saúde, pela garantia do pagamento do vale alimentação integral em casos de LTS e de licença gestante, criação ou inclusão do PCCS, pagamento da insalubridade, disponibilidade de curso técnico, etc.
a população precisa e tem orgulho do trabalho de vocês.
O histórico do surgimento das primeiras experiências de Agentes Comunitários de Saúde ocorreu no Ceará em 1987 com os objetivos de criar empregos para as mulheres na área da seca e de diminuir a mortalidade infantil. Devido a sua importância e necessidade, em apenas três anos, a atividade foi expandida para todo o Brasil, através da ação do Ministério da Saúde. Atualmente, o Brasil tem 204 mil ACSs.