Perigo: Apenas uma viatura faz ronda a noite em Campinas
No decorrer da manifestação, o STMC e trabalhadores/as sentaram para conversar com o Secretário de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio. O secretário afirmou o compromisso de: rever a Portaria 01/15; comprar os uniformes em breve e através de licitações; analisar a situação de falta de viaturas no período noturno; garantir o direito dos trabalhadores/as em abonar 6 vezes ao ano de acordo com a assiduidade; acabar com o assédio moral; reformar as Bases.
Situação Geral da GM
As Bases estão insalubres, há casos de assédio moral, faltam uniformes, que estão sendo comprados pelos próprios trabalhadores/as, e também faltam viaturas no período noturno e novos concursos públicos.
Atualmente, o contingente da GM é de 741 servidores/as para uma população com mais de 1 milhão de habitantes. Apenas uma viatura faz a ronda noturna na cidade de Campinas.
O STMC apresentou denúncias no Ministério Público do Trabalho (MPT). Na última audiência, que ocorreu em 21 de setembro, foi determinado a desativação da Base 6, localizada no Jardim Nóbrega, até o dia 15 de outubro de 2017.
O MPT está avaliando a desativação de outras duas Bases: a 4, localizada na Av. Jonh Boyd Dunlop, Jd. Florence, e a Base GAE (Grupo de Ação Especial), em Barão Geraldo. No total a GM tem 12 Bases.
Fonte: STMC