A Plenária dos Aposentados e Pensionistas reuniu ontem de manhã os trabalhadores (as) na sede do STMC para o primeiro encontro do ano, iniciando assim a discussão com a categoria das pautas anuais e outros informes importantes.
A Diretora Sindical Rosana Medina abriu a Plenária falando da importância de nos mantermos unidos durante este ano, quando enfrentaremos muitas batalhas e teremos obstáculos devido a grave crise política e financeira que assola nosso País.
Em seguida, o Coordenador Geral do STMC, Tadeu Cohen Paranatinga, também fez um panorama do cenário atual e lembrou os presentes das conquistas desta gestão sindical, entre elas o vale nutricional para os aposentados e pensionistas.
A vitória ocorreu em 2013, após anos de luta do STMC e dos nossos companheiros (as). Hoje, mais de 4 mil aposentados e pensionistas recebem o vale nutricional, de R$ 131,20. O Sindicato luta para que o benefício seja para todos, pois atualmente recebe quem está abaixo de um teto imposto pela PMC.
Além disso, vamos lutar para aumentar o valor do vale nutricional. Sabemos que a conquista é única e inédita, mas os trabalhadores (as) merecem um benefício digno, para poderem consumir alimentos de qualidade e ter uma vida saudável.
Livreto Direitos do Idoso
A Diretora Sindical Deise Alves entregou no final da Plenária um livreto sobre o direito da passagem de transporte gratuita para idosos. Os livros foram cedidos por um trabalhador e são produzidos pelo governo do Estado. Hoje, a passagem no transporte rodoviário de passageiros no Estado de São Paulo é gratuita para pessoas com 60 anos completos ou mais (Lei Estadual nº 15.187/2013).
O direito se aplica ao transporte sobre trilhos (metrô e CPTM) e às linhas de ônibus gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte.