Muitos passes e manchetes estiveram presentes na vida da servidora pública aposentada Filomena Dirce Bergamo, conhecida como “Filó”. Aos 56 anos e há dois aposentada do seu cargo como Professora de Educação Física, Filó é exemplo de energia. É subsíndica do prédio onde mora e trabalha voluntariamente com os condôminos, dando aulas de alongamento e vôlei.
Essa experiência começou na adolescência, quando foi atleta de vôlei e jogou de 1977 a 1980 na seleção brasileira, disputando o campeonato mundial e sulamericano. Ficou, com sua equipe, em 4º lugar no mundial e em 2º no sulamericano. “Tínhamos amor à camisa. Íamos para Europa, tinha turnê”, disse ela.
Filó não chegou a disputar as Olimpíadas, pois na época davam preferência para atletas profissionais. “O vôlei começava a se expandir”, disse. Ela também jogou pelo time do Guarani, onde deu aulas e exerceu a função de técnica por 15 anos. No Guarani, teve auxilio para fazer a faculdade. Hoje, tem no currículo duas faculdades (Pedagogia e Ed. Física) e três pós-graduações.
Filó é exemplo de garra e força. Foram 30 anos na Prefeitura de Campinas, ajudando a construir nossa cidade e nossas Praças de Esporte. Obrigado, Filó, pelo seu esforço e por dividir sua história com o STMC!