A luta deve continuar! Parabéns GM, pelos 19 anos!
Em 1995, após o primeiro concurso público, foi aberta a Academia Preparatória de Guardas Municipais de Campinas, com o objetivo de padronizar e melhorar os fundamentos da prática.
Surgiu então o pioneiro policiamento ostensivo-preventivo, que foi a base de formação dos seus componentes, que se integraram à Segurança Pública Municipal. Foram cinco turmas de formação perfazendo o número aproximado de 450 guardas, em menos de quatro anos.
Passados 19 anos desde sua criação, hoje os trabalhadores (as) continuam a se formar e proteger Campinas. A luta do Sindicato e desses companheiros (as) também se mantém firme em busca dos direitos.
A GM tem uma atuação que atende a sociedade de várias formas, entre elas auxílio a população nas escolas, nos centros de saúde além de atuar no combate a violência, fiscalização do trânsito e na pertubação do sossego. "Os trabalhadores carregam nos ombros o orgulho de uma corporação que veio da veia da sociedade para servir o cidadão campineiro", afirmou o Diretor Sindical Lourivam Valeriano.
Uma das lutas é a regulamentação da Aposentadoria Especial. O benefício foi conquistado em 2011, através de um instrumento jurídico chamado mandado de injunção. Mas, para usar esse direito, o servidor hoje tem que entrar na Justiça.
Neste ano, foram muitas reuniões com o atual Secretário de Segurança, Luiz Augusto Baggio, criando e aprimorando a Aposentadoria Especial. No entanto, a Administração alega que não pode seguir em frente e regulamentar o projeto piloto, pois não há prerrogativa nacional. Falta vontade política!
Além disso, também lutamos pelo Risco de Vida, inerente à função. O servidor que atua na Guarda ainda tem que carregar quase dez quilos de equipamentos, expõe-se na rua em ocorrências e protege unidades públicas.
A luta deve continuar! Parabéns GM, pelos 19 anos!
Fonte: STMC