Este ano, os Encontros Mensais irão abordar assuntos que estejam em consonância com o Plano Municipal de Educação de Campinas (PME),
Este ano, os Encontros Mensais irão abordar assuntos que estejam em consonância com o Plano Municipal de Educação de Campinas (PME), assim como todas as outras ações do CCE. Para iniciar o ciclo de discussões e reflexões sobre o Plano, Renato Janine vai falar sobre a ampliação dos direitos humanos que acontece constantemente, com início com direitos civis, passando para os direitos políticos e posteriormente para os direitos sociais. Nesse sentido, os Planos de Educação constituem um marco fundamental que visa consolidar um sistema educacional capaz de concretizar o direito à educação em sua integralidade.
Segundo Renato Janine, a educação tem um papel duplo nos direitos humanos, primeiramente por ser cada vez mais importante educar para os direitos humanos, com início na educação infantil, com brincadeiras que enfatizam o respeito à diferença e a igualdade entre todos. Segundo, pela educação ser um direito de todo cidadão, já que todos têm direito a aprender, ser autônomos e capazes de decidir seu futuro por si mesmos.
“Democracia não é apenas eleger os governantes, é também respeitar os direitos de todos, que chamamos de direitos humanos, porque temos esses direitos apenas por sermos gente, não porque os governos os deram para nós. Desde o século 17, eles vão crescendo, isto é, constantemente a humanidade reconhece novos direitos, até mesmo estendendo-os nos últimos anos aos animais. E eles têm muito a ver com a educação. Em primeiro lugar, porque é preciso educar as pessoas para os direitos humanos, ensinando-as a respeitar os outros, a aceitar as diferenças e divergências. Em segundo lugar, porque a própria educação é um direito importante. Sem ela, as pessoas têm uma vida limitada, tanto no desenvolvimento pessoal quanto profissional e social”, enfatizou Renato Janine.
Palestrante
Renato Janine Ribeiro é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), na disciplina de Ética e Filosofia Política. Foi Ministro de Estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015. Escreveu e editou vários trabalhos e artigos em periódicos especializados e participou de diversos eventos no Brasil e exterior. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalho de iniciação científica em Filosofia. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001) e várias condecorações. Concebeu e apresentou séries de programas de televisão sobre Ética e Liberdade. É membro de conselhos ligados à educação e cultura. Atua na área de Filosofia Política, com ênfase em teoria política.
Encontro Mensal
Com o objetivo de evidenciar e promover debates e reflexões sobre temas atuais e relevantes da área educacional, os Encontros Mensais do CCE já se tornaram referência para o público que prestigia o calendário de palestras voltadas ao tema e causa Educação. Educadores e demais interessados são presenças constantes nos Encontros, que são realizados geralmente na última quinta-feira de cada mês, a não ser em casos específicos.
O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. Os certificados serão emitidos posteriormente pela FEAC a quem solicitá-los.
Fonte: STMC com FEAC