STMC e trabalhadores juntos conquistando melhores condições de trabalho!
A SME havia comunicado na última reunião (18/11) da Comissão que estuda as questões das Escolas de Ed. Integral que iria padronizar o horário do TDEP em todas as escolas de Educação Integral e que o mesmo deveria ser cumprido fora do horário de aula dos alunos.
A justificativa dada seria o melhor aproveitamento deste horário e, consequentemente, do trabalho pedagógico.
O STMC foi contrário a esta determinação por entender que cada unidade escolar deve ter autonomia para organizar os horários de acordo com a realidade e necessidade de cada local de trabalho.
Após intenso debate, argumentações e propostas apresentadas pelo STMC e trabalhadores, a Secretaria de Educação anulou sua decisão anterior e resolveu flexibilizar este horário de trabalho dos professores, dando autonomia para as escolas organizá-lo de acordo com alguns critérios estabelecidos em conjunto.
Em relação ao TDI (Trabalho Docente Individual) que também faz parte da jornada dos professores de Ed. Integral, a SME acenou para que fossem desenvolvidas atividades pedagógicas não previstas em lei.
O STMC questionou a Secretaria de Educação e esta concordou em rever os apontamentos feitos, mas ainda não apresentou outras alternativas. Portanto, ainda não está definido esta questão do TDI.
Defendemos que o TDI seja exatamente o que determina a Resolução da EEI 05/2014 e o PCCV 12987.
STMC e trabalhadores juntos conquistando melhores condições de trabalho!
Fonte: STMC