Neste dia 25 de novembro, é o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. O Sindicato acredita nessa pauta, que apesar de ter passado por avanços nos últimos anos, ainda no Brasil é preciso falar sobre o tema.
O dia foi instituído no 1º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, realizado em 1981, em homenagem às Irmãs Mirabal: Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, dominicanas que protestaram contra a ditadura de Trujillo, na República Dominicana, e foram brutalmente torturadas e assassinadas.
Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclama essa data como o ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” incentivando todos os governos e a sociedade civil a extinguir com a violência que destrói a vida de milhares de mulheres nas nossas cidades.
Dias atuais
De acordo com o último boletim Sisnov nº 8 – Sistema de Notificação de Violências, de 2014, houve crescimento nas notificações de violência contra crianças e adolescentes. Foram 674 em 2012, contra 724 em 2013. No primeiro semestre deste ano, foram registradas 426.
Os dados são de 2012, 2013 e 2014. Neste mês, a Prefeitura deve lançar o próximo boletim.