12/11/2015
Sindicato planeja conscientização da população para preservar unidade de saúde alvo de ataques
O STMC acredita no trabalho que é realizado na unidade, e quer valorizar também o funcionário

Após ser alvo de assalto e agressão de um paciente a trabalhadores, o Sindicato realizará trabalho de conscientização com a população do entorno do Centro de Saúde (CS) Esmeraldina. O objetivo do STMC é mostrar as pessoas que a unidade de saúde serve ao bairro, e não deve ser alvo de hostilização ou crimes.
Os trabalhadores públicos que atendem e acolhem os pacientes devem ser tratados com respeito e como parte da comunidade. O CS pertence aos bairros do entorno, e é esse sentimento que o Sindicato quer estimular e preservar.
O STMC acredita no trabalho que é realizado na unidade, e quer valorizar também o funcionário que atua diariamente distribuindo remédios, atendendo pacientes com dor e orientando sobre muitas doenças.
Esse trabalho árduo é feito de forma honesta e democrática. A proposta do Sindicato é dizer abertamente a população que tanto os trabalhadores quando a unidade são patrimônios públicos adquiridos, e que isso não tem valor ou remuneração.
Segurança
O Sindicato também protocolará ofício na Prefeitura de Campinas, para a Secretaria de Saúde, com os boletins de ocorrência dos dois casos desta semana. O STMC quer que a Administração tome ciência dos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos e que tome providências.
Histórico
Nessa semana, dois casos de violência ocorreram no CS Esmeraldina. O primeiro ocorreu na terça-feira, quando uma técnica de farmácia foi assaltada no momento em que chegava para. A segunda ocorrência foi ontem à noite, quando um paciente alterado emocionalmente atacou duas funcionárias da farmácia, chegando a atirar um monitor de computador e uma garrafa de água metálica em ambas. Os casos são investigados pela Polícia Civil. O Sindicato também acompanha!
Fonte: STMC