Mais um Centro de Saúde (CS) foi furtado durante a noite em Campinas: dessa vez foi o CS São Cristovão, na região Sudoeste de Campinas. A unidade foi furtada e os ladrões levaram uma série de itens, entre eles, equipamentos ginecológicos, receituários, carimbos de profissionais e uma CPU de computador. Esse tipo de crime em unidades básicas de saúde tem sido recorrente: no mês passado, o Centro de Saúde Nova América foi furtado quatro vezes.
Medicamentos não foram levados, segundo levantamento primário feito pelos trabalhadores. O Sindicato acompanha o caso e está no local durante toda a manhã. Os servidores estão de braços cruzados, devido a falta de posicionamento do Distrito de Saúde e da Secretaria de Saúde. A unidade está fechada.
O CS São Cristovão tem histórico de furtos e problemas estruturais. Em março deste ano, os trabalhadores junto com o Sindicato paralisaram os serviços por algumas horas, em protesto contra as péssimas condições de trabalho, que enfrentam diariamente.
A unidade apresenta diversos problemas estruturais, como infiltrações nas paredes e vários equipamentos quebrados. Os funcionários reivindicam segurança para trabalhar e a contratação de mais servidores, via concurso público.
Em setembro do ano passado, os trabalhadores já haviam realizado uma manifestação, mas a Administração nada resolveu e nada se mexeu.
O Sindicato cobra uma posição urgente em relação ao CS São Cristovão.