Matéria especial mostra trajetória de notificações e pressão do STMC junto a PMC
Desde 2011, o STMC tem agido em defesa do trabalhador (a) em relação ao vale alimentação. Isso porque o Sindicato através de reclamações dos servidores ia apontando problemas futuros e notificado a PMC diversas vezes.
Em novembro de 2011, havia requerido a suspensão da assinatura do contrato e anulação de todo o certame. Na época, o contrato vigente não era o atual. Mas a empresa Mixcred causava insegurança nos trabalhadores por não estar credenciada em muitas redes de hipermercados. A Prefeitura não acatou a exigência do STMC, mostrando claro desrespeito com a categoria! A Mixcred credenciou em uma semana os estabelecimentos exigidos no contrato com a PMC.
Em setembro de 2012, novamente o Sindicato notificou a Prefeitura. O STMC protocolou junto a Prefeitura ofício no qual expôs descontentamento dos servidores públicos com a empresa MIXCRED responsável pelo vale-alimentação da categoria.
Exigiu urgentes providências e também frisou já ter feito a reclamação junto ao ente público, que vinha ignorando os fatos quanto esta realidade. Além de notificar a Prefeitura, o Sindicato também notificou a MIXCRED e aguarda medidas urgentes quanto aos acontecimentos lamentáveis. Alguns estabelecimentos já começavam a não aceitar o cartão.
Em 2013 e 2014, a retirada do Bancred como vale-alimentação continuou na pauta prioritária das Campanhas Salariais! O Sindicato resistiu e manteve a posição de que a empresa não respeitava os trabalhadores. Foi pautado durante toda a campanha salarial, mas não houve acordo por parte da PMC em se fazer o rompimento do contrato.
Em 2015, o problema se agravou. As denúncias de que os estabelecimentos comerciais não aceitavam o cartão Bancred por problemas no pagamento vieram a tona. Em 2014, foram 140 reclamações. Neste ano conseguimos alcançar através de protocolo individual fmais de 2,5 mil.
"O sindicato está pedindo para a prefeitura a mudança urgente da empresa que administra o vale-alimentação e irá tomar outras providências", disse Lourival Valeriano de Souza, diretor de Formação Sindical da entidade, em janeiro deste ano. Para acelerar o processo, o STMC disponibilizou modelo de formulário para que o servidor pudesse fazer reclamação formal contra o cartão Bancred.
Em setembro, após obter um numero significativo de denúncias escritas o Sindicato protocolou mais de duas mil reclamações do cartão Bancred na Prefeitura de Campinas.
No início de outubro, Diretoria do STMC ocupou o gabinete do Prefeito para exigir a quebra de contrato com a empresa. A intenção foi se reunir com a Administração e mostrar o lado dos trabalhadores.
Isso ocorre porque, logo no início deste mês, muitos mercados continuavam a não aceitar o cartão. A Prefeitura havia prometido que resolveria o problema, mas o STMC não viu resultados. Feito todo o processo administrativo que esta explicito no contrato, no dia 14 de outubro, a PMC rompe contrato com Mixcred, administradora do cartão!
O STMC está de olho e acompanha o processo de troca das empresas de gerenciamento do vale-alimentação. O servidor (a) não será penalizado por erros de contratos e por má fé dessa ou daquela empresa! Vamos cobrar todos os direitos deste benefício, pois são anos de muitas lutas, greves e resistência, nenhum trabalhador deverá ter ainda mais prejuízos!
Veja os links:
18/10/2011
Ticket do servidor tem uso limitado
18/10/2011
Servidores estão apreensivos com mudança dos cartões alimentação e refeição
07/11/2011
Sindicato notifica PMC por problemas no pagamento de benefício
Sindicato requer Suspensão e anulação imediata de todo certame sobre o vale alimentação
FAX URGENTE: STMC notifica PMC sobre vale-alimentação
29/06/2014
Atenção, servidores! O pagamento e o Bancred, ambos de forma retroativa, já estão na conta
11/01/2015
Servidores sofrem com cartão alimentação em vários comércios
14/01/2015
VÍDEO: STMC pressiona Prefeitura pela mudança do cartão Bancred
20/07/2015
STMC disponibiliza modelo de formulário para que o servidor possa fazer reclamação formal contra o cartão Bancred
25/09/2015
Bancred: Sindicato recebe mais de duas mil denúncias de problemas com o cartão-alimentação
28/09/2015
Sindicato protocola mais de duas mil reclamações do cartão Bancred na Prefeitura de Campinas
29/09/2015
Saiu na mídia: Sindicato atua no caso Bancred para proteger servidor!
30/09/2015
Plenária da Saúde esclarece ações do Bancred e informes gerais
01/10/2015
Diretoria ocupa 4º andar da Prefeitura exigindo o rompimento do contrato com o Bancred
01/10/2015
Após pressão do STMC, Prefeitura abre processo de penalidade contra administrador do Bancred
02/10/2015
Saiu na mídia: STMC pressiona Prefeitura para romper contrato com Mixcred, a administradora do Bancred.
14/10/2015
Bancred: PMC rompe contrato com Mixcred, administradora do cartão, após pressão do Sindicato
Fonte: STMC