São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema
A informação e a prevenção são as principais armas no combate as doenças e, quando falamos de câncer, é por meio delas que temos mais chances de vencer.
Neste mês, o "Outubro Rosa" dedica 31 dias a conscientização e prevenção do câncer de mama. É primordial o diagnóstico precoce.
O STMC abraça a campanha do Outubro Rosa!
O Câncer de mama é uma doença que ocorre como efeito de alterações genéticas, que produz um tumor maligno afetando células que passam a se dividir de forma descontrolada, fazendo com que haja um crescimento anormal de células mamárias, tanto do ducto quanto dos glóbulos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) , o câncer de mama é o mais comum no mundo, com 1,38 mil casos e produz 458 mil mortes anualmente,
A proporção em relação ao percentual de câncer entre mulheres em relação aos homens é de um homem para cada 100 mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 52.680 novos casos em apenas um ano, a cada 100 mil mulheres haverá 52 casos de câncer.
Os exames preventivos são de grande importância, isso porque, a maioria dos tumores no inicio não apresenta sintomas, devido ter no máximo 1cm³ , embora é preciso saber que o nódulo não é o único sintoma apresentado no câncer.
Histórico
Isso porque quando descoberto antes, a doença tem mais opções de tratamento, além de resultados melhores.
O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.
Fonte: STMC com Ministério da Saúde