A vacinação contra a gripe foi ampliada para professores e demais servidores da educação infantil e do ensino fundamental, policiais militares e civis - inclusive Bombeiros e a Guarda Municipal - e carteiros, segundo informou a Secretaria de Saúde de Campinas na última sexta-feira. A vacinação continua para os grupos prioritários já anteriormente incluídos. A campanha será mantida até que se esgotem as doses.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), é importante que as pessoas tomem o quanto antes a dose, por dois motivos principais. Porque o vírus da gripe já circula no município. A Secretaria de Saúde confirmou casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (DRAG) por H1N1 e por outros subtipos da influenza nas últimas semanas. E porque a vacina leva cerca de 15 dias para gerar uma resposta imunológica no organismo, para desencadear a proteção.
A vacina está disponível nos 63 Centros de Saúde do município e no Centro de Referência do Idoso (CRI). Para tomar a dose, basta apresentar a carteira de vacinas ou um documento de identidade e, para os novos grupos incluídos, é necessário um comprovante da função exercida. Informações sobre horário de funcionamento de cada unidade podem ser obtidas pelos telefones 156, da Prefeitura, ou pelo 160, número do Disque-Saúde.