A edição de 21/12/2013 do jornal “O Globo” traz um episódio alarmante para os cofres públicos. A reportagem afirma uma fraude bilionária na previdência de servidores municipais e estaduais.
Segundo a publicação, má gestão e fraudes deixam aposentadorias ameaçadas. Rombo de R$ 78 bilhões compromete a situação financeira de uma dezena de estados e 186 cidades.
Entre essas cidades, está Campinas, de acordo com o levantamento do jornal “O Globo”. O esquema de fraude, denunciado pelo periódico do Rio de Janeiro, se baseava na aplicação do dinheiro da seguridade social dos servidores em títulos de bancos podres, falidos, sob a consultoria de empresas sem CNPJ. Governantes e gestores recebiam 3% em comissões para autorizar a compra dos papéis duvidosos. O dinheiro entrava diretamente em contas de uma rede especializada em lavagem, no eixo Brasília – Rio – São Paulo, com sucessivos saques em espécie.
A sindicância não encontrou nenhuma irregularidade com as contas do Camprev na época, mas o Sindicato continua de olho e denunciará, caso for necessário.
Confira a reportagem na íntegra:
http://oglobo.globo.com/pais/previdencia-de-10-milhoes-de-servidores-tem-deficit-bilionario-11134522