Luta é antiga dos profissionais e primeiro passo foi reconhecido pela categoria que vê benefício como vitória
O STMC celebra o primeiro passo alcançado este mês junto à SME (Secretaria Municipal de Educação): o descanso semanal dos monitores e agentes de educação infantil, reivindicação antiga da categoria que nunca antes foi ouvida e acatada pelo Governo.
O descanso semanal será dividido entre as semanas de julho e dezembro. A SME ficou ainda de avaliar a extensão do benefício ao quadro de apoio da educação e de ampliar o descanso ano que vem.
A categoria pede isonomia com o restante dos profissionais da área, que tem recesso escolar pleno. O Sindicato entende que houve sensibilidade da PMC ao conceder esse benefício aos monitores e agentes de educação infantil, uma vez que são servidores públicos que merecem reconhecimento por seu trabalho durante o ano todo.
O STMC visita essa semana algumas unidades e concretiza a importância do descanso obtido os monitores e agentes de educação infantil.
Leia depoimentos que mostram o alto impacto positivo da medida na vida desses profissionais:
Luzia das Graças Assis
Monitora infanto juvenil I
“É uma grande vitória. Nós éramos diferenciados, acho que só o simples fato para sair do oficioso e para o oficial é uma grande conquista. Ainda mais com a promessa de que este ano é uma semana e ano que vem poderá aumentar. Isso é bom tanto para gente quanto para as crianças que ficam próximas aos pais. O trabalho também melhora, pois descansamos e voltamos mais preparadas para o resto do ano letivo.”
Sirlei Segantini
Monitora infanto juvenil I
“Para mim é um ganho grande. Ainda não atingiu o que queremos, mas foi um grande ganho. Porque quando as diretoras faziam revezamento, elas eram ameaçadas e sofriam pressão. E cada uma se arriscava por conta própria. Agora é um direito reconhecido, vindo de nossa luta. Estou muito feliz, quero continuar lutando para melhor. Já começamos e vamos aumentar o descanso.”
Mara Marques da Silva
Monitora infanto juvenil I
“Foi uma conquista, não ainda o ideal, mas foi uma grande vitória. O primeiro passo! Temos que ficar muito feliz com essa conquista. Foi a primeira secretária de Educação que está fazendo algo pela nossa categoria. O descanso semanal não prejudica o trabalho pedagógico, pois é junto com o recesso escolar. Melhora, pois as crianças tem mais convívio com a família, ela também precisa de descanso.”
Vamos à luta!
Fonte: STMC