SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
25/04/2013

Saiu na Imprensa: Falta de vaga em creche é maior alvo de reclamações

Problemas na área da educação correspondem a 53,2% dos casos

A educação é a principal causa de reclamações no Conselho Tutelar de Campinas. Segundo o balanço do mês de março, entre escolas e creches, foram registrados 405 queixas da população sobre o assunto, o que corresponde a 53,2% do total de 761 registros. Para atendimentos, que envolve todo o restante, como violência contra criança, drogas, abandono, entre outros, foram 356 ocorrências - um percentual de 46,8%.

Embora o Conselho Tutelar não disponibilize dados separados, segundo conselheiros e especialistas na área a questão de vagas em creche representa a maior parte das reclamações. “As vagas na educação, principalmente na creche, são 50% das reclamações”, afirmou Lidia Baida, ex-presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Defesa da Criança e do Adolescente).

A Secretaria de Educação reconheceu que no ensino infantil há um deficit de cerca de 6,5 mil vagas e afirmou que estão sendo feitos estudos para melhor o espaço e a capacidade dos locais - há também a intenção de construção de oito Nave Mães, medida que sanaria o problema. Outra solução é contratar monitores que também ajudariam a aumentar a capacidade de atendimento. “O trabalho aqui é muito maior mesmo na área da educação, e esses problemas precisam mesmo ser resolvidos”, afirmou a conselheira Kátia Regina Mendes.

RECLAMAÇÃO

De acordo com a dona de casa Elizabeth de Oliveira Gonçalves, 35, mãe de um menino de 3 anos, a dificuldade de conseguir uma vaga é grande, principalmente quando se procura período integral.

“A gente fica de pés e mãos atadas, porque é complicado achar creche que atenda o dia todo, e ficando só meio período, eu não consigo trabalhar. Estou aqui em busca de alguma vaga, porque sei que a prefeitura também dá o transporte”, afirmou.

DIMINUIÇÃO

Por outro lado, apesar de mais da metade das queixas ainda estar relacionada à educação, o número de reclamações entre março do ano passado, e o mesmo período deste ano, caiu 2,4% - em 2012, fora registradas 780 reclamações no Conselho Tutelar, contra 761 no mesmo mês deste ano.
Segundo especialistas e conselheiros tutelares, o maior problema está na falta de vagas, principalmente do ensino infantil, as creches. Na sequência, o problema com drogas.

Fonte: Todo Dia

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665