Total de um milhão de verba foi conseguido pelo STMC para melhorias no ambiente de trabalho por meio de ação judicial
Esta verba da Administração é composta por recursos bloqueados (processo 64/2009 da 1º Vara da Fazenda Pública) por meio do Ministério Público do Trabalho. A base desta determinação judicial foram duas ações judiciais impetradas pelo Sindicato, há dez anos, expondo as péssimas condições de trabalho e ambientes a que sempre estiveram submetidos os trabalhadores deste setor público em Campinas.
Vale destacar que durante a Campanha Salarial do ano passado, o Sindicato colocou a questão na audiência de conciliação, que ocorreu na 1ª Vara da Fazenda Pública, com o juiz Mauro Fukumoto, em 01/junho/2012. Como resultado em um dos itens do acordo que encerrou a greve, está: “Prefeitura e Sindicato encaminharão em conjunto...plano de melhorias das condições dos locais de trabalho...a ser implementado com recursos bloqueados...assinalando 4 milhões para execução, mais um milhão para melhorias das condições do Hospital Mário Gatti”.
O avanço em relação ao Mário Gatti ocorreu hoje em reunião com vários representantes da PMC – entre eles, os secretários de RH e Obras, Marionaldo Maciel e Carlos Augusto Santoro – e a presidência do Mário Gatti.
Ficou acordado que o STMC apresentará, em 15 dias, uma lista das prioridades dos setores, além de analisar os apontamentos do Mário Gatti.
Em oportunidade, o STMC apresentou problemas de seis áreas do Hospital, indicados anteriormente pelos trabalhadores: lavanderia/caldeira, refeitório, setor de manutenção, raio-x do P S e do P S Infantil e ambulatório. Após o apontamento do Sindicato, a Administração informou que, em 30 dias, entregará um estudo detalhado das deficiências do HMMG – que já engloba um plano de obras e reformas com uso da verba conquistada pelo Sindicato. Todo estudo será obrigatoriamente apreciado pelo MPT.
A via judicial é uma das formas que somam a luta em defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores, entretanto, esta pauta que envolve as condições de trabalho e dos equipamentos públicos de saúde é antiga e ocupa todas as lutas do Sindicato. Vamos em frente! Rumo a essa importante vitória.
Fonte: STMC