SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
24/02/2012

Falta de estrutura termina em acidente na Cemei Orlando Ferreira da Costa

Sindicato fez vistoria na escola e produziu um relatório com inúmeras irregularidades inclusive apontando os ventiladores em questão

Uma criança de dois anos se feriu ao ser atingida na cabeça por um ventilador de teto na quinta-feira (23/02), numa sala de aula da Cemei Orlando Ferreira da Costa, no Jardim Santa Lúcia, em Campinas. Dentro das inspeções que o STMC está fazendo para envio de relatórios ao Ministério Público, foi feita a vistoria na Cemei do Jardim Santa Lúcia, no ano passado, e constatadas várias irregularidades. O STMC relatou que isso poderia acontecer.

O Sindicato vem alertando, denunciando, formalizando à Justiça e à Administração sistematicamente, mas os problemas perduram e lesionam os trabalhadores e usuários. É um verdadeiro descaso do Governo. Como em muitos outros locais de trabalho das PMC, a inspeção constatou que a unidade não está em conformidade em relação às Normas Regulamentadoras de Segurança bem como está exposta a riscos físicos, químicos e biológicos.

Nos resultados da vistoria relatou-se rachaduras nas paredes, umidade nos tetos, extintores de incêndio vencidos e colocados em lugares indevidos e com obstrução, vazamentos nos banheiros de alunos e funcionários e inclusive presença de ventilador de teto nas salas de aula, o que não está de acordo com a norma ABNT NM 60335-1: 2006 (parte 1/ requisitos gerais), que trata da segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares.

Durante a inspeção feita pelo sindicato, a direção da escola foi alertada que os ventiladores devem ser obrigatoriamente fixados nas paredes. Portanto, neste caso, mais uma vez, a estrutura da Cemei não garantia a segurança aos usuários e profissionais.

O relatório é extenso e apresenta problemas que confrontam as Normas Regulamentadoras de segurança em diversos locais, desde falta de condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho até problemas na prevenção de incêndios.

O STMC esteve na manhã de hoje na unidade escolar e solicitou a imediata troca dos ventiladores, como também apresentou a SME o relatório completo sobre a situação encontrada no ano anterior. Requeremos também a SME verba adicional para que seja feita imediatamente as reformas necessárias na Cemei. ESTAMOS DE OLHO!

                                

O Executivo e a  Secretaria de educação devem imediatamente encontrar uma solução para que isso não aconteça mais nas unidades colocando em risco a vida das crianças como também dos profissionais. Isso é uma falta de respeito com as pessoas!

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665