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17/03/2008

Campanha: O que você tem a ver com a corrupção?

Confira abaixo outras informações da Campanha lançado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e que tem apoio do Sindicato:

Como teve início a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?"

A campanha foi lançada no Estado de Santa Catarina em 27 de agosto de 2004, em Chapecó, direcionada a crianças e adolescentes. O lançamento ocorreu na sala número um do Cinema Arco-Íris, no Shopping Mercocentro. Até maio de 2005 foi veiculado audiovisual com abordagens diferenciadas do assunto em cinemas, televisão, rádio e jornal, e realização de palestras e distribuição de cartilhas com o mesmo conteúdo nas escolas.

A campanha tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. As Secretarias de Estado Regionais ficaram encarregadas de distribuir o material, inclusive o audiovisual, às escolas de sua área de abrangência. A campanha deveria finalizar com a realização de um concurso entre as escolas do Estado para selecionar três projetos com o objetivo de combater a corrupção.

Foram parceiros do MPSC no projeto o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) e Projeto de Extensão Comunitária Jurídica (PECJur/Unochapecó). As peças foram produzidas pelas agências Via Brasil, T12 e Casa na Árvore, e a mobilização também contou com o apoio da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), RBS TV e Diário Catarinense, Rede de Cinemas Arco-íris.


O projeto visa atacar dois pontos fundamentais:

1º) buscar reduzir a impunidade nacional, ou seja, cobrar a efetiva punição dos corruptos e dos corruptores, abrindo um canal real para oferecimento e encaminhamento de denúncias;

2º) educar e estimular as gerações novas, através da construção, em longo prazo, de um Brasil mais justo e sério, destacando-se o papel fundamental de nossas próprias condutas diárias.

As conquistas

No final do ano passado o projeto foi escolhido como vencedor do II Prêmio Innovare: o Judiciário do século XXI, na categoria Ministério Público. O II Prêmio Innovare foi lançado em 3 de maio de 2005 e contou com 167 práticas inscritas por membros de Poder Judiciário e Ministério Público de todo o Brasil. É uma realização conjunta da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas - FGV DIREITO RIO, da Associação dos Membros do Ministério Público (CONAMP), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce.

Assim, aproveitando a repercussão nacional da campanha, a idéia é, repita-se, nacionalizar o projeto, colocando-o em prática em todo o território nacional, com a participação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, CONAMP, Tribunais de Contas (IRB), FGV (Innovare) etc.

Aliás, já estamos trabalhando há um bom tempo a idéia de nacionalização da campanha, sendo fundamental o apoio da Fundação Vale do Rio Doce e da Rede Globo de Televisão, ambas essenciais para o seu sucesso.

A comissão responsável pela coordenação nacional da campanha será composta pelo Presidente da CONAMP, Dr. José Carlos Cosenzo - SP, pelo Presidente da ACMP, Dr. Rui Carlos K. Schiefler - SC e pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto - SC, que será o Coordenador-Geral da Campanha.


Fonte: Portal www.acmp.org.br

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