SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
22/07/2009

PS do Jd. Satélite Íris 1 é invadido e roubado

Posto de saúde foi alvo de vandalismo pela 2ª vez em dois dias

Fernanda Nogueira de Souza
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
fernanda.souza@rac.com.br

Criminosos invadiram ontem o posto de saúde do Jardim Satélite Íris 1, na região Noroeste de Campinas, pela segunda vez em dois dias. Os vândalos arrombaram o telhado, a janela e uma porta da cozinha do prédio, furtaram produtos de limpeza, espalharam lixo pelo chão e picharam uma parede externa. O edifício já havia sido alvo de ataque na madrugada de sexta-feira, quando outra porta da cozinha foi arrombada e foram levados um aparelho de TV e um botijão de gás.

Devido aos atos de violência, o posto de saúde, que funciona das 7h às 16h, ficou fechado ontem na parte da manhã. Um aviso foi afixado na porta com o recado: "A unidade foi invadida e estará fechada até feitura do BO (boletim de ocorrência). A direção". O boletim foi registrado por volta das 11h30 no 11º Distrito Policial (DP), no Jardim Ipaussurama.

Cerca de 15 funcionários atendem de 80 a cem pacientes diariamente na unidade de saúde. Segundo o diretor de saúde do Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas, Marcelo Rossi Redorat, os trabalhadores reclamam de falta de segurança no local. "Os servidores estão com medo, porque os rabiscos feitos pelos pichadores podem ser sinal de ameaça de alguma facção criminosa", disse. Não há guarda noturno nem qualquer equipamento de vigilância, como câmeras ou alarme. Ontem, um vigia, contratado pela empresa terceirizada Gocil Segurança, disse que ficaria no prédio até as 19h.

Em dois anos de funcionamento na Rua Pastor Samuel de Campos Chiminazzo, esta é a primeira vez que a unidade é alvo de ataques, de acordo com o médico sanitarista e coordenador da Diretoria do Distrito de Saúde Noroeste, Rubem Borges Fialho Júnior. "Conversamos com a população para propor que divulgassem que atos como esse são negativos para a prestação do serviço", disse Fialho Júnior.

Segundo o médico, uma solicitação foi feita à Secretaria da Saúde para aumentar a segurança do prédio. "O problema é que os contratos feitos com as empresas de segurança são limitados", disse Fialho Júnior. Duas placas de segurança estão afixadas na fachada do edifício, mas as empresas não prestam serviços à unidade. Segundo o coordenador do distrito de saúde, a parte da frente do prédio é alugada por uma empresa.

A carência de médicos especialistas é outro problema do posto de saúde do Satélite Íris 1. Faltam ginecologista e pediatra, de acordo com Redorat. Fialho Júnior confirma a necessidade. O coordenador afirmou que profissionais aprovados no último concurso da área da saúde da Prefeitura serão convocados para assumir seus cargos na próxima semana.

O NÚMERO

12
POSTOS DE SAÚDE

Atendem a população da região Noroeste de Campinas


Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665