Cerca de nove horas após ser afastado temporariamente do cargo pela Câmara Municipal, o prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, disse que deve se pronunciar na tarde desta quinta-feira (25) sobre a decisão dos vereadores e o que fará a respeito. A mensagem foi publicada no Twitter (microblog) oficial de Vilagra (veja na imagem abaixo). Ele ficou na função de chefe do Executivo campineiro por menos de dois dias, quando assumiu o lugar de Hélio de Oliveira Santos (PDT), cassado na madrugada de sábado (20).
Na noite de quarta-feira (24), os parlamentares aprovaram dois requerimentos que pediam a abertura de uma Comissão Processante (CP), que pode resultar na cassação do mandato do prefeito, e também o afastamento imediato do prefeito. Ele deve ficar fora do comando da prefeitura durante 90 dias. Quem assume é o presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT). A posse deve acontecer nesta sexta-feira (26).
Segundo o cientista político Luiz Renato Ribeiro, "dificilmente Demétrio Vilagra volta ao cargo", já que as acusações contra ele são "piores em relação as denúncias contra Hélio de Oliveira Santos".
Fonte: EPTV Campinas